Locação de imóveis para temporada: veja os cuidados necessários

  • Compartilhe!

Por Danilo Vivan

Com a chegada do verão, o mercado de locação por temporada ganha um fôlego extra. Afinal, muita gente sonha em fugir para uma casa com pé na areia ou para uma chácara com piscina no Interior. Para quem é dono de um imóvel com essas características, o momento é de garantir uma renda extra. Mas, para que o verão seja perfeito de verdade, antes de fechar negócio, as partes devem ficar atentas a alguns detalhes.

Da parte do locatário, que busca uns merecidos dias de tranquilidade, a primeira dica é, se possível, visitar de antemão a casa ou apartamento a ser alugado. Se não houver essa possibilidade, o interessado deve buscar o maior número de fotos, seja na Internet, seja com o corretor responsável pelo negócio. Atenção especial aos preços: a maioria dos sites de imóveis e os próprios corretores costumam fornecer o valor médio de locação; se o imóvel que você pretende alugar estiver com um preço muito abaixo dessa média, desconfie.

No caso de casas em condomínios fechados, uma dica importante é conferir, de antemão, se há algum tipo de proibição a não proprietários para o uso de áreas comuns como piscinas ou quadras. “Esse tipo de proibição é ilegal, mas, se o interessado souber antes, fica mais fácil evitar transtornos não fechando o negócio, por exemplo”, explica o diretor de Legislação do Inquilinato do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Jaques Bushatsky. Vale observar, também que os contratos geralmente preveem o pagamento de multas em caso de desistência do negócio. Por isso, mesmo que a vontade de aproveitar o verão seja enorme, reserve um tempinho pra avaliar o imóvel, seja visitando, seja conversando com o corretor.

Para os proprietários, é importante dar um embasamento jurídico ao negócio, estabelecendo em contrato condições como data de entrada, de saída, eventuais responsabilidades (por depredações e pela limpeza antes da entrega) e fazendo constar um inventário dos móveis, eletrodomésticos e utensílios existentes. Uma forma de garantir a integridade de todos esses itens, explica Bushatsky, é solicitar do locatário um cheque-caução, que pode ser usado para cobrir eventuais danos. Se, na vistoria de devolução, for constatado que está tudo ok, o cheque é devolvido ao locador.

Evite transtornos e aproveite as férias.

Dúvidas ou sugestões de matérias? Então entre em contato com a gente

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais