4 de novembro de 2015
Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
A entrega das chaves após a aquisição de uma unidade residencial, sem dúvidas, é um dos grandes acontecimentos na vida de uma pessoa. Mas passada a euforia da aquisição começam outras dúvidas. A concepção estética do local é uma delas. Qual a melhor iluminação? E piso? Quais estruturas aplicar nos quartos e banheiros? São diversas as questões e aquelas relacionadas ao acabamento também estão inseridas. Para um leigo, é difícil distinguir qual a melhor solução e qual, de fato, conta com qualidade.
Mas, algumas ações já estão sendo colocadas em prática a fim de minimizar estas dúvidas. É o caso do Selo da Qualidade para o Porcelanato, criado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer). A iniciativa tem como como referência a certificação de acordo com a Norma ABNT NBR 15.463, que estabelece os requisitos técnicos do produto – baixa absorção de água, resistência à flexão, ao gretamento, ao manchamento, ao ataque químico, à abrasão, assim como características dimensionais precisas.
Segundo o superintendente da Anfacer, Antonio Carlos Kieling, com o Selo da Qualidade os consumidores estarão mais seguros no momento da compra, sabendo que estão adquirindo um produto alinhado com padrões de qualidade e as normas técnicas vigentes.
O selo se insere dentro do Programa de Qualidade para o Porcelanato que tem como objetivo proteger o consumidor, estimular a certificação dos produtos cerâmicos, combater a não conformidade intencional, evitar o uso indevido da terminologia “porcelanato” e atender aos programas governamentais que visam fomentar a conformidade de materiais para a construção civil.
O programa estabelece, ainda, um conjunto de ações integradas que visam fortalecer a conformidade do porcelanato e o combate a concorrência desleal, entre elas, a avaliação permanente dos critérios técnicos dos produtos comercializados no Brasil (RX do porcelanato), o atendimento ao Programa Setorial Qualidade (PSQ/PBPQ-H) e em especial as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Ops! Nenhuma postagem relacionada.