Custo da Construção mantém estabilidade em outubro

  • Compartilhe!

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

O chamado Custo Unitário Básico da (CUB), da construção civil, para obras no Estado de São Paulo, manteve-se praticamente estável em outubro na comparação com o mês anterior, registrando uma pequena redução de 0,02. Para a categoria denominada RN-8 (que avalia obras residenciais e comerciais, considerando mão de obra mais insumos mais administração), o valor do metro quadrado ficou em R$ 1.137,83. O índice é calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

No ano, a alta acumulada é de 4,58% – a título de comparação, a inflação do País, medida de janeiro a setembro pelo IPCA, é de 7,64%. “Não se observa pressão nos custos da cesta de materiais e na mão de obra”, avalia o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan.

Considerando os itens que compõem o indicador, os custos do material de construção recuaram 0,05% em outubro e os de mão de obra indicaram estabilidade. Já os custos administrativos aumentaram 0,03%.

Para um período de 12 meses, o aumento acumulado é de 4,63% para o CUB, com 6,48% de alta nos custos com a mão de obra; 1,99% nos materiais e de 6,33% nos gastos administrativos.

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais