11 de janeiro de 2016
Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
Os Indicadores ABRAINC-Fipe mostram aumento no número de lançamentos de imóveis referente ao trimestre de agosto/setembro/outubro de 2015. Os dados do setor registraram alta de +13,3% nos lançamentos frente ao trimestre anterior (maio-julho) e elevação tímida de +1,3% em relação ao mesmo período de 2014, totalizando 15.955 unidades.
Já as vendas e entregas mantiveram a tendência de queda: -8,4% nas vendas e -5,2% nas entregas no trimestre encerrado em outubro na comparação com o anterior. Em relação ao mesmo trimestre de 2014, também houve forte redução tanto no número de unidades vendidas (-17,1%) quanto nas entregues (-38,3%).
No que se refere à razão Vendas sobre Oferta (VSO), o estudo apresentou diminuição frente ao trimestre anterior (maio-julho), atingindo a marca de 22,4% no trimestre agosto-outubro. Com isso, estima-se que oferta atual de imóveis se esgotaria em cerca de 14 meses.
Na avaliação de Renato Ventura, vice-presidente executivo da Abrainc, comparando vendas com lançamentos no mesmo período de 2014, nota-se que o total de unidades vendidas no trimestre foi 60,6% superior ao total de unidades lançadas. “Apesar da alta nos lançamentos de agosto, setembro e outubro, vemos no montante que as empresas continuam se adequando ao cenário econômico e ajustando o número de imóveis lançados”.
Para ele, uma das causas na diminuição das vendas de imóveis está atrelada à restrição de crédito. “As instituições financeiras estão mais cautelosas já que o cenário econômico está indefinido”, afirma o vice-presidente executivo da associação.
Segundo dados das incorporadoras, entre agosto e outubro, foram entregues 102,8 mil unidades em 2015, sendo 138,7 mil nos últimos 12 meses. Se comparado ao mesmo período de 2014, houve queda de 38,3% frente ao total de unidades entregues.
Em sua oferta final, os Indicadores Abrainc-Fipe revelam ainda que o mercado disponibilizou 103.979 mil unidades para compra, ao final de outubro. No trimestre, foi vendido o equivalente a 21,4% da oferta do período: queda de 2,1 pontos percentuais frente ao observado no trimestre terminado em julho. Comparada ao mesmo período de 2014, a queda foi de 3,9 pontos percentuais.
Os Indicadores ABRAINC-Fipe são elaborados pela Fipe com informações de empresas ABRAINC que atuam em todo o país. O estudo, lançado em agosto, vem sendo construído pela Fipe desde janeiro de 2014, é o primeiro conjunto de indicadores do setor imobiliário obtidos nacionalmente.
Para a composição dos Indicadores são consideradas informações sobre lançamentos, vendas, entregas, oferta final e inadimplência do mercado primário de imóveis residenciais e comerciais. Os números são referentes ao último trimestre consolidado (ago/out) e são divulgados mensalmente.
Os dados que compõem os Indicadores são fornecidos à Fipe mensalmente pelas empresas associadas à ABRAINC. Após compilar os dados, é feita cuidadosa verificação para garantir a consistência das informações e, se for o caso, as empresas são contatadas para eventuais ajustes ou validação. Em seguida, com os dados validados, os Indicadores ABRAINC-Fipe são calculados e, posteriormente, disponibilizados.
Acesse os indicadores aqui