Desconto médio no preço dos imóveis fecha 2015 em 8,8%

  • Compartilhe!

Pesquisa FipeZap aponta, porém, que 58% dos que pretendem adquirir um imóvel aguardam redução nos valores ao longo de 2016

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou o Raio-X FipeZap, perfil da demanda de imóveis relativo ao quarto trimestre de 2015. Os números ainda apontam para um quadro desafiador para o mercado. Entre os destaques do trimestre, registrou-se que o percentual médio de descontos dos últimos 12 meses atingiu o maior patamar da série histórica, fechando o ano de 2015 em 8,8%.

Os resultados da pesquisa reforçam, ainda, a expectativa de queda futura dos preços. Isso porque 58% dos que pretendem adquirir um imóvel declararam que aguardam redução nos preços ao longo de 2016. Essa percepção começa a afetar também as perspectivas de longo prazo do setor.

Quando perguntados sobre as expectativas para os próximos dez anos, apenas 30% dos que pretendem adquirir um imóvel declararam aguardar um crescimento dos preços acima da inflação, o menor patamar já verificado no Raio-X FipeZap.

Apesar disso, a maior parte ainda qualifica os preços atuais como “altos” ou “muito altos” – 78% dos respondentes que pretendem adquirir um imóvel nos próximos meses classificaram suas percepções em uma dessas categorias.

Mesmo diante desses resultados, vale notar que o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial permaneceu praticamente constante ao longo do quarto trimestre de 2015, respondendo por cerca de 40% no acumulado em 12 meses. Já a porcentagem de respondentes que declararam pretensão em adquirir um imóvel nos próximos três meses elevou-se ligeiramente, passando de 40% na pesquisa anterior para 43% na atual.

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais