custo constução civil aumenta São Paulo

Construtoras combatem mosquito Aedes aegypti nos canteiros de obra

  • Compartilhe!

Por Fabio Elizeu

Os problemas causados pelo mosquito Aedes aegypt já são bem conhecidos pela maioria da população. Principal vetor para a transmissão da dengue, zika e chikungunya, a guerra ao mosquito também vem sendo travada nos canteiros de obras das construtoras, que têm adotado medidas para evitar a proliferação de criadouros.

A construtora MRV, por exemplo, tem combatido os focos do mosquito da dengue utilizando uma combinação simples – cal e cloro –  desenvolvida pelo Laboratório de Malária e Dengue do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.  “Além de matar a larva que gera o inseto, a mistura dos componentes impede também a procriação de novas larvas por criar um ambiente estéril para a procriação do mosquito”, explica o engenheiro Anderson da Silva Pires, coordenador de obras da MRV na Regional São Paulo. A ação acontece nos 17 canteiros de obras da empresa na Grande S. Paulo.

Os testes realizados para comprovar a eficácia da mistura foram positivos. Num local onde havia focos das larvas do mosquito Aedes aegypti os técnicos realizaram a aplicação da composição, que continha a proporção de 80% de cal para 20% de cloro granulado. O larvicida caseiro fez com que em 45 minutos as larvas morressem.

“Orientamos os técnicos para aplicar a mistura em locais onde existe grande acúmulo de água como lajes, valas abertas e reservatórios de águas pluviais. Com esta medida simples, os focos encontrados estão sendo eliminados”, afirma o engenheiro.

Já a MBigucci, que atua na região do ABC, também tem apostado em ações de prevenção aos criadouros nos canteiros de obras e na realização de palestras na sede da empresa com a equipe de Vigilância Epidemiológica de São Bernardo do Campo, com a finalidade de esclarecer diversas questões sobre o Aedes aegypt, como: locais com maior risco de infestação, os sintomas da dengue, zika e chikingunya e as características e hábitos do mosquito.

Os colaboradores da empresa receberam kits com checklist para identificar e eliminar criadouros, bem como uma tabela do uso de água sanitária para o controle das larvas.  Nas construções da empresa, as equipes de obra estão agindo como multiplicadores e fiscalizadores para combater os criadouros.

 

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais