Pesquisa aponta motivos para compra e locação de imóveis

  • Compartilhe!

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

São vários os motivos que impulsionam a busca por um imóvel, além de diversos itens que são priorizados por grupos diferentes de pessoas. Pensando em entender o comportamento dos consumidores o VivaReal realizou pesquisa em sua base de usuários que buscam imóveis para compra e locação.

A pesquisa apontou que casamento (37%) e sair da casa dos pais (27%) são os principais fatores que levam jovens de até 24 anos a buscar um imóvel. Enquanto isso, outro grupo de pessoas (45 anos ou mais) é impulsionado pela busca por um bairro melhor (14%) ou pelo tamanho do imóvel – 13% buscam um imóvel maior e 8% um imóvel menor.

Na hora de procurar um imóvel, o fator que mais influencia os jovens é o preço – 54% apontou o valor do imóvel como item que mais leva em consideração na busca. Já o grupo com 45 anos ou mais prioriza a localização (39%). “Com o passar dos anos a preocupação com preço do imóvel diminui e outros fatores ficam mais relevantes, como a localização. Esse dado pode indicar que como as pessoas mais velhas geralmente já estão mais estabelecidas financeiramente, elas pensam mais no bem estar sem se preocupar em quanto ele pode custar”, comenta Lucas Vargas, Executivo Chefe de Operações do VivaReal.

A importância da proximidade com centros comerciais (40%) foi unanimidade entre os respondentes e a preocupação com segurança (24%) ficou em segundo lugar.

Preferências regionais

Em São Paulo, os itens apontados como principais motivadores para procurar um imóvel foram a busca por um imóvel maior (17%), casamento (16%) e a procura por um bairro melhor (16%). No estado de Minas Gerais, casamento (16%), sair do aluguel (13%) e a busca por um bairro melhor (13%) ficaram entre os primeiros colocados.

No Paraná, sair do aluguel (16%) e a procura por um bairro melhor (15%) são o que mais motivam a busca por imóveis. Em Santa Catarina trabalho (17%) foi o item mais apontado, seguido por a busca por um imóvel maior (16%). Ainda na região sul, no Rio Grande do Sul sair da casa dos pais (14%), casamento (13%) e trabalho (13%) ficaram entre os motivos mais apontados.

No Ceará as principais razões para buscar um imóvel foram procurar um lugar maior (22%) e casamento (21%). Já na Bahia os consumidores destacam a procura por um imóvel maior (18%) e um bairro melhor (14%).

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais