imovel-e-carro-sao-os-alvos-para-quem-pretende-fazer-financiamento

Número de lançamentos de imóveis aumenta no País

Dados são da pesquisa da associação das incorporadoras que, no entanto, mostra queda nas vendas

Por Danilo Vivan

Divulgada na última semana, a pesquisa referente a julho da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) relativa ao mercado imobiliário revela que, após um período de queda, o número de lançamento de imóveis vem aumentando. A pesquisa é realizada com 20 das maiores incorporadoras do País.

Segundo o levantamento, de janeiro a julho deste ano, foram lançadas 33,9 mil unidades, um acréscimo de 13,8% na comparação com igual período de 2015. Esse aumento dos lançamentos não reflete, no entanto, num correspondente acréscimo das vendas, que registram uma queda de 13% na comparação janeiro a julho de 2016 versus igual período de 2015. Considerando-se o período de 12 meses terminado em julho, as vendas totais foram de 103,5 mil unidades, queda de 14,5% em relação ao período precedente.

Quando se avalia apenas o mês de julho, foram lançadas 2,3 mil unidades (aumento de 92% em relação a julho de 2015) e comercializados 8 mil (redução de 7% na comparação com o mesmo período do ano passado).

Para o vice presidente da Abrainc, Renato Ventura, diante desse cenário de aumento dos lançamentos, mas de queda nas vendas, não é possível, ainda, cravar uma aposta na recuperação. “Na medida em que a economia voltar a crescer, o setor deve se recuperar”.

Os chamados distratos (devolução do imóvel em construção pelo comprador) apresentam, aparentemente, uma tendência firme de queda: no acumulado de 2016, a redução é de 4,8% em relação a igual período de 2015. Já na comparação julho de 2016 versus julho de 2015, o resultado é uma queda de 15%.

Receba no seu e-mail as notícias mais importantes do mercado imobiliário

Pesquisar