12 de maio de 2015
Por Fabio Penteado
O GuardeAqui, empresa que atua na locação de espaços para armazenagem de produtos ou pertences – self storage –, anunciou, na primeira quinzena de abril, que irá inaugurar três unidades no estado de São Paulo, sendo duas na capital e outra no município de Guarulhos.
A empresa oferece opção de armazenamento de móveis, volumes e pertences e objetos de lazer. A solução de guarda móveis oferecida pela empresa, por exemplo, é ideal para pessoas e famílias que precisam de mais espaço em casa, ou um espaço extra em períodos de reformas e ampliações de ambiente. Nestes períodos normalmente é preciso viver em um outro local, seja em um hotel, flat ou mesmo na casa de um parente. Levar todos os nossos pertences e móveis para estes locais pode ser incômodo ou até mesmo inviável, ao passo que deixá-los na residência durante a obra pode danificá-los.
A opção de locação de um espaço também pode ser a solução prática de armazenagem para quem começa a comprar ou ganhar presentes de casamento antes de estar com a casa pronta para morar. Outra solução é utilizar o serviço durante um período de viagem – seja por anos ou um curto intervalo de tempo, pois é possível viajar e manter seus móveis armazenados, reduzindo altos custos com o aluguel de um imóvel. Guardar equipamentos de lazer, que só são utilizados em épocas de feriados e férias, também é uma alternativa.
Segundo o CEO do GuardeAqui, Allan Paiotti, as novas instalações fazem parte do plano estratégico da companhia, que prevê a operação de 50 unidades em todo o País até 2018. Atualmente, a empresa conta com oito estruturas em operação, sendo três no município de São Paulo (bairros da Lapa, Liberdade e Santos Amaro) e uma unidade nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Ribeirão Preto (SP).
De acordo com o executivo, a decisão de investir em mais duas unidades na capital paulista e uma em Guarulhos é baseada nos números operacionais computados pela companhia nestes locais. “A Grande São Paulo é o mercado que concentra a maior parcela da nossa operação”, diz. Sem revelar números consolidados, o CEO informa que as regiões respondem por dois terços dos negócios da empresa. Além disso, completa, os lançamentos chegam para suportar o crescente índice de ocupação. “Hoje, nossa taxa de utilização nestes locais é de 90% e estamos prevendo uma demanda ainda muito forte”, define.
Paiotti não descarta, porém, a expansão para outros estados. Para isso, revela, o pano de investimento está orçado em R$ 1 bilhão, recursos que irão garantir a operação das 50 unidades previstas para serem inauguradas até 2018. Ainda não há, contudo, definição de quais estados receberão as novas unidades da GuardeAqui.
Para o executivo, são diversas as vantagens oferecidas pelo serviço de self storage. Segundo ele, as instalações contam com sistemas de segurança dotados de monitoramento 24 horas, alarmes individuais por boxes e seguro especializado. Além disso, a chave do cadeado do box fica com cada usuário, tendo somente ele acesso ao espaço.
Há outros diferenciais. Paiotti explica que o contrato é mensal, flexível, e sem a cobrança de tributos como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Vale lembrar que o locatário paga antecipadamente pelo mês de uso e não há prazo mínimo de permanência, basta informar o desejo de manter ou não a área locada para o período subsequente. Com isso, diz, não é preciso, por exemplo, apresentar seguro-fiança ou fiador para utilizar o espaço.
Ao todo, a companhia investirá R$ 100 milhões nos empreendimentos, que ampliarão em mais de 20 mil m² a área locável. Ao final das obras, a empresa oferecerá ao mercado 65 mil m², distribuídos em 1.800 boxes com tamanhos que variam de 2 m² a 200 m².
O novo espaço instalado na Marginal Tietê, denominado Tietê Norte, contará com 7.100 m² para locação, divididos em 650 boxes privativos. A previsão é a de que a estrutura esteja em operação no primeiro trimestre de 2016. Já a unidade localizada no Bairro do Limão contará com 4.600 m² e 520 boxes. Além disso, disponibilizará um espaço modulado com 600 m², que permitirá a instalação de mais dez boxes de 60 m². A meta é iniciar os trabalhos no local no segundo semestre deste ano.
A cidade de Guarulhos também merece atenção da GuardeAqui. No município, o trabalho da companhia, que deve estar concluído no segundo semestre deste ano, consistirá em ampliar a estrutura já existe, dos atuais 6.500 m² para 9.500 m². Deste total, 7.100 m², com 710 boxes, serão destinados à locação.