16 de julho de 2015
Por Danilo Vivan
As vendas de unidades novas e usadas na cidade de São Paulo mantiveram-se praticamente estáveis em maio na comparação com abril, com um total de 2.149 imóveis comercializados ante 2.185 no mês anterior. Os dados são do Secovi-SP – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo. Tomando-se como base maio de 2014, a pesquisa mostra um pequeno aumento de 3,3% nas vendas.
Líderes na preferência do consumidor, os imóveis de dois dormitórios foram os mais comercializados, com mais de dois terços das vendas, 67% do total. Os de um quarto vieram logo em seguida, com 16%, com os de três dormitórios na sequencia (14%).
Quando se toma como referência o número de lançamentos, o resultado é uma queda expressiva, de 20,5% na comparação com abril e de 7% em relação ao mesmo período de 2014. Foram lançadas, em maio, 2.403 apartamentos, 70% desse total com dois dormitórios. Segundo o Secovi-SP, as incertezas na economia brasileira, aliadas à queda do estoque da Caderneta de Poupança – cujos saques vêm superando seguidamente os depósitos – têm prejudicado o lançamento de novos empreendimentos.
Considerando-se os outros 38 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, o resultado foi uma queda de 12% nas vendas na comparação maio-abril e uma estabilidade quando se compara maio de 2015 com maio de 2014.
Lançamentos de imóveis em São Paulo (clique para ampliar)
Fonte: SecoviSP