A hora dos espaços gourmet

  • Compartilhe!

Por Danilo Vivan

De carona no enorme sucesso que os programas de culinária e gastronomia como o Master Chef têm feito na TV, construtoras e incorporadoras vêm apostando nos espaços gourmet como um diferencial na comercialização de novos empreendimentos. Embora ainda estejam longe de ser o fator-chave para a compra de um imóvel, eles vêm despertando cada vez mais o interesse.

“O brasileiro sempre gostou de cozinhar e os programas estimulam a procura pelos espaços gourmet”, afirma Thaís Fornazari, arquiteta da incorporadora You, Inc, que inclui esses espaços em 90% dos seus empreendimentos. Thaís destaca que o primeiro fator a ser a ser observado nos projetos desses espaços é a ergonomia: dentro da cozinha, os moradores-cozinheiros devem ter acesso fácil a armários, geladeira, forno, fogão e demais equipamentos. Outro aspecto importante é o de facilitar a integração com o salão de festas o caso de o jantar com alguns amigos se transformar num encontro maior.

Esse aspecto também é levado em conta nos espaços-gourmet da incorporadora MDL, projetados para facilitar a integração com o salão de festas – as áreas não são conjuntas, mas separadas por divisórias. O responsável pelas operações em São Paulo, Fernando Trotta, avalia que a resposta dos moradores em relação a essas áreas tem sido tão positiva que, no futuro, é possível que elas tenham a mesma frequência de utilização que espaços historicamente mais usados como piscina e fitness. Na MDL, todos os lançamentos contam com espaços-gourmet.

Segundo Trotta, um aspecto valorizado nos projetos é o da interação do morador-chef com os demais usuários dentro do espaço gourmet. “O anfitrião não quer ficar isolado, cozinhando sozinho”. O executivo aponta como principal público os moradores de empreendimentos menores, mas de alto padrão em bairros descolados de grandes cidades, como a Vila Madalena, em São Paulo, que se interessam pela culinária, mas não dispõem de espaço na cozinha para receber os amigos.

Na incorporadora e construtora Even, a facilidade de integração com o salão de festas é, também, uma premissa da maioria dos projetos. O diretor de Incorporação, Marcelo Dzikavalia explica que o crescimento do número de empreendimentos compactos estimula o uso de áreas comuns, o que, aliado à profusão de programas de TV e cursos de gastronomia, desperta o interesse pelos espaços gourmet.

Edson di Fonzo - Foto-Rafael Wainberg - Cópia

Edson di Fonzo, do Bier Bar Bistrô

Em relação ao mix de equipamentos à disposição dos moradores, Thais, da You,Inc, considera importante garantir os equipamentos mais necessários, respeitando os gostos de cada morador, que ficará encarregado de levar seus próprios utensílios. “Cada família tem um habito: umas gostam mais de churrasco, outras de pizza, outras, ainda de doces. Proporcionamos o espaço para que cada um leve seus utensílios”.

Já o chef Edson di Fonzo, do Bier Bar Bistrô (confira abaixo), que costuma ser contratado para organizar jantares particulares, nos espaços gourmet de prédios, entende que seria importante dispor de um kit mínimo, capaz de garantir o preparo de uma ampla variedade de pratos.

Amanhã, leia a matéria Antes de usar, confira o arsenal de utensílios do espaço gourmet.

 

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais