8 de maio de 2015
Por Fabio Penteado
O Banco do Brasil anunciou ontem, 7 de maio, que a partir do próximo dia 18 a taxa de juros da linha de crédito imobiliário SBPE será de 10,4% ao ano mais taxa referencial (TR), crescimento de 0,50%. Por meio da assessoria de imprensa, a instituição informa que credita o reajuste aos maiores custos de captação e salienta que o novo valor valerá apenas para novos contratos.
Para compensar o aumento dos juros, o banco informa que o prazo máximo de financiamento foi elevado de 360 meses (30 anos) para até 420 meses (35 anos), dependendo do perfil de renda do cliente. Sobre o percentual do valor de avaliação do imóvel que pode ser financiado, ficou mantido 80% para todos os mutuários.
Ainda de acordo com o Banco do Brasil, apesar do reajuste uma série de aprimoramentos e adaptações está sendo colocada em prática a fim de regular o crédito imobiliário. Entre as medidas estão, além da ampliação do prazo de financiamento, a maior flexibilização na aplicação das taxas de juros conforme o nível de relacionamento do cliente com o banco e, em determinadas situações, a possibilidade de o comprador do imóvel escolher a melhor fórmula de cálculo das taxas de juros.
O anúncio do BB em elevar os juros da linha de crédito imobiliário acontece pouco mais de uma semana após a Caixa Econômica Federal alterar as regras para o financiamento de imóveis usados.