6 de janeiro de 2016
Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
Levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo mostra que o número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominial caiu 23,6% em novembro de 2015. No mês, foram ajuizadas 464 ações, contra as 607 registradas em outubro. Comparado a novembro de 2014 (787 registros), houve uma redução de 41%.
A retração também foi percebida no acumulado do ano. De janeiro a novembro de 2015, foram ajuizadas 9.491 ações, o que representa um recuo de 15,5% em relação às 8.215 protocoladas em igual período de 2014.
Conforme explica Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, os acordos extrajudiciais contribuíram com a redução das ações. “Os inadimplentes preferem negociar e pagar parcelado, para não ter seu nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito”, afirma o dirigente, acrescentando que, para o condomínio, é melhor receber parcelado do que esperar anos por um resultado na Justiça.
“Os síndicos e as administradoras devem reforçar a cobrança”, aconselha Gebara, que propõe a realização de campanhas de conscientização, destacando a importância deste pagamento para o equilíbrio das contas do condomínio.