16 de junho de 2015
Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
Segundo dados da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC), até abril deste ano havia 721,3 mil consorciados ativos no setor de imóveis, com 65,5 mil novas adesões e crescimento de 19,7% no primeiro quadrimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. As 23,3 mil contemplações no primeiro quadrimestre disponibilizaram R$ 2,31 bilhões ao mercado imobiliário, oferecendo oportunidade de concretização de negócios relacionados à compra e venda de imóveis.
O crescimento de quase 20% nas novas adesões a grupos desse bem, até abril, confirma que a partir do planejamento pessoal ou familiar os consórcios podem ser uma alternativa para os que pretendem adquirir imóveis.
“Cada vez mais, observa-se que aqueles que estavam pesquisando ou cogitando, já aderiram ou estão prestes a fazer suas adesões ao consórcio, considerando o comprometimento mensal como verdadeira poupança com objetivo definido”, esclarece Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.
Rossi ainda orienta aos que disponham da importância correspondente à entrada para financiamento, agora inferior e não mais compatível com as novas regras. “É importante lembrar ao consumidor que detinha ou detém valor semelhante ao antigo porcentual necessário para dar entrada na compra do imóvel, poderá transformá-lo em custo de oportunidade, ofertando-o como lance nas assembleias mensais dos consórcios, tentando acelerar sua contemplação”.
“Cada vez mais, observa-se que aqueles que estavam pesquisando ou cogitando, já aderiram ou estão prestes a fazer suas adesões ao consórcio, considerando o comprometimento mensal como verdadeira poupança com objetivo definido”
O executivo finaliza com uma dica financeira: “quando contemplado, o consorciado poderá utilizar o crédito disponibilizado como se tivesse comprando à vista, negociando descontos e barganhando vantagens”.