15 de junho de 2015
Por Danilo Vivan
Quinto maior país do mundo, as dimensões continentais do Brasil impõem às construtoras o desafio de entender hábitos e preferências dos consumidores de cada região, incorporando essas diferenças em seus empreendimentos. As características de um prédio de apartamentos a ser lançado em Curitiba (PR, considerada a capital mais fria do País), por exemplo, devem ser as mesmas de um projeto oferecido a clientes de uma das capitais mais quentes, Cuiabá (MT)?
Para os analistas, a principal diferenciação na hora de desenvolver um empreendimento, levando em conta, por exemplo, itens de lazer ou de acabamento, diz respeito, mesmo, à faixa de renda dos interessados. Considerando esse viés, imóveis de alto padrão serão parecidos em quase todo canto do país. O mesmo ocorre com os populares.
Há, no entanto, detalhes que à primeira vista podem passar despercebidos para quem não é do setor, mas podem ajudar a turbinar as vendas de um empreendimento ou, por outro lado, fazer com que não tenha tanta procura.
Na construtora MRV, que atua no segmento dos econômicos, oferecendo imóveis em 128 cidades e 19 Estados, os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto atuam com base numa tabela que indica itens mais procurados em cada região. Em Cuiabá, por exemplo, preparação para ar condicionado é item praticamente obrigatório, assim como piscina, mesmo considerando que se trata de unidades de menor valor onde, em termos relativos, o custo de construção de uma piscina tende a pesar mais. Piscina e preparação para ar condicionado são bem menos demandados nos projetos que a MRV oferece em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), por exemplo, conforme explica a gerente de projetos da empresa, Juliana Lopes. As diferenças de clima também são consideradas no que diz respeito ao tipo de piso oferecido, em geral frio nos Estados do Centro Oeste e laminado nas regiões do Sul, onde faz mais frio. Conhecidos pela paixão pelos assados, os clientes gaúchos costumam dar preferência a apartamentos com churrasqueira. Para garantir que todas essas características sejam levadas em consideração e manter a clientela satisfeita, a MRV mantém sempre atualizadas pesquisas de mercado nas diversas regiões em que atua.
Focada imóveis de alto padrão em Fortaleza (CE) e Teresina (PI), a construtora Manhattan, costuma oferecer ao público da capital cearense varandas grandes e três banheiros – mesmo nas unidades menores, de cerca de 60 metros quadrados. O gerente comercial da construtora, Luiz Otavio, explica que essas características se devem predominantemente ao fato de que o público da região valoriza o hábito de receber amigos, o que exige áreas maiores e um banheiro extra para acomodar melhor os visitantes.
Já em Teresina, conhecida por ser uma das capitais mais quentes do Brasil, a Manhattan lançou um empreendimento de alto padrão (180 metros por apartamento) com uma proposta ousada: piscinas em todos os apartamentos. “Foi um sucesso. Vendemos todas as unidades rapidamente”, explica Otávio.
Num período de desaquecimento das vendas, conhecer o cliente e afinar os projetos para atender seus gostos pode ser um grande diferencial para as incorporadoras.