Imóvel e carro são os alvos para quem pretende fazer financiamento

Imóvel e carro são os alvos para quem pretende fazer financiamento

  • Compartilhe!

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

A pesquisa trimestral da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e Kantar TNS, referente ao período julho-setembro, que avalia as perspectivas para a economia brasileira, mostra que carro e imóvel são os principais alvos  de quem pretende fazer financiamento, com fatias de 59% e 58% no 3º. trimestre (em comparação a 56% e 42% respectivamente no trimestre anterior).

Apesar dessas preferências, 83% dos entrevistados ainda não se sentem propensos a fazer um financiamento em 2016, número que caiu desde a última avaliação, quando era de 85%.

A resistência a novos empréstimos ainda é a tendência majoritária. Das opções apresentadas, o que teve maior aceitação é o crédito consignado. Mas a modalidade que mais cresceu na preferência dos entrevistados foi a de financiamentos imobiliários.

A decisão de evitar novos empréstimos está diretamente ligada a três fatores, segundo a pesquisa: a inflação alta; o endividamento elevado; e o desemprego – ou o medo dele. Para 93% dos entrevistados, a inflação influencia a decisão de tomar crédito. E 68% não estão seguros de que vão manter o emprego. Em relação a dívidas, 63% estão endividados – principalmente com cartão de crédito.

Metodologia

A pesquisa, encomendada pela Acrefi, foi realizada em conjunto com a Kantar TNS, empresa global de pesquisa de mercado, com 1.000 entrevistados, de 18 a 65 anos, entre os dias 20 e 28 de outubro. A maioria dos ouvidos são do sexo masculino.

Dúvidas ou sugestões de matérias? Então entre em contato com a gente

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais