Preço da locação retrai 0,16% no primeiro mês de 2016

  • Compartilhe!

Resultado aponta a nona queda nominal seguida; nos últimos 12 meses queda é de 3,66%

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou hoje, 16 de fevereiro, que os preços de locação iniciaram o ano de 2016 com retração de 0,16% quando comparado ao último mês de 2015. Com isso, foi registrada a nona queda nominal seguida do indicador na base de comparação mensal. Desta maneira, o Índice FipeZap de Locação acumula queda nominal de 3,66% nos últimos 12 meses.

No mesmo período, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 10,71%. Assim, o Índice FipeZap de Locação mostrou queda real de 12,98% nos últimos 12 meses. Todas as cidades presentes no índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo e Santos (SP) mostraram queda nominal de preços. O preço médio anunciado para locação por m² nas 11 cidades pesquisadas em janeiro deste ano foi de R$ 30,97 por mês.

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para novos aluguéis. Ou seja, o Índice FipeZap de Locação não mede a variação dos contratos vigentes – normalmente reajustados automaticamente pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), calculado mensalmente pela Fundação Getúolio Vargas (FGV) – ou por outros índices de correção. Com esta base de análise, o índice mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando.

Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento. Em janeiro de 2016, o retorno médio anualizado com aluguel foi de 4,6%, o menor nível registrado desde o início da série.

Vale lembrar que a partir de janeiro de 2016 as capitais mineira, Belo Horizonte, e pernambucana, Recife, passaram a fazer parte do Índice FipeZap de Preços de Locação, aumentando a cobertura do índice para 11 cidades brasileiras.

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais