2 de fevereiro de 2016
Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
As mudanças no estilo de vida contemporâneo estão levando proprietários de imóveis a transformarem áreas menos nobres dos apartamentos para dar novos usos de acordo com as necessidades atuais. Segundo especialistas do escritório Gifford Arquitetos, uma das tendências é transformar ou eliminar os quartos de empregada, pois hoje em dia é cada vez mais raro profissionais que dormem no emprego. Na busca por espaço em imóveis estão cada vez mais compactos, também se constata a eliminação de lavabos ou o melhor aproveitamento das antigas varandas.
Para o arquiteto Marcio Gifford, o quarto de empregada está caindo em desuso, pois é cada vez mais raro ter uma profissional que durma em casa. “Então temos transformado esses quartos, melhorando o aproveitamento do espaço nos apartamentos”, explica .
O tipo de uso dado a esse espaço depende das necessidades e do estilo de vida dos moradores, além da disposição do imóvel. “Há situações em que é possível integrar o quarto de empregada a outros cômodos da residência, ou mesmo utilizá-lo como quarto adicional, por exemplo, de visitas. Outra possibilidade é transformá-lo em escritório, closet ou mesmo ampliar a lavanderia”.
O arquiteto explica, ainda, que o uso dos tradicionais lavabos, antes considerados fundamentais, também está em reavaliação. Há imóveis que contam com quatro banheiros, incluindo lavabos, o que acaba tendo menos utilidade do que utilizar esse espaço como hall ou parte da sala, dependendo do estilo de vida do morador.
A divisão dos espaços dos apartamentos faz toda a diferença para viabilizar essas transformações. Segundo Gifford, é preciso considerar as necessidades de cada família e avaliar como esses espaços podem ser incorporados ao restante do imóvel, garantindo a utilização mais adequada ao estilo de vida atual. Por exemplo, utilizando espaços alternativos para instalar um home theater. Nesse sentido, fechar as varandas antigas com vidros também ajuda a ampliar o espaço da sala e viabilizar um espaço específico para o home theater.
Fotos da cozinha transformada na recepção do escritório da Gifford Arquitetos. A obra não gerou entulho, pois as paredes e pisos foram revestidos e a cozinha foi instalada no que aparenta ser um armário.
O estilo de vida contemporâneo, altamente conectado, também está demandando reformas nas instalações elétricas, para acomodar diferentes pontos de internet e TV por assinatura. “Às vezes, são pequenas reformas ou ajustes, mas que fazem muita diferença para tornar o dia a dia do imóvel mais fácil, útil e agradável, ajudando a solucionar gargalos ou criando novos espaços”, afirma Gifford, que utilizou soluções semelhantes no próprio escritório de arquitetura, cujo espaço da cozinha – de pouca utilidade num imóvel de uso comercial – foi aproveitado parcialmente para criar uma área de recepção, sem eliminar totalmente o uso de cozinha – agora instalada numa pequena área, limitada por uma porta de correr, que aparenta ser um armário. “Seja qual for o objetivo, ideias criativas permitem encontrar soluções até simples e funcionais”, finaliza.
Ops! Nenhuma postagem relacionada.