3 de dezembro de 2015
Por Fabio Penteado
A venda de um ativo, mais especificamente um imóvel, é sempre permeada por diversas dúvidas. Valor sugerido, momento de anunciar e, acima de tudo, qual canal veicular o anúncio do imóvel. Talvez esse último seja o aspecto mais relevante no momento da comercialização, já que atingir o potencial comprador de maneira pontual facilita todo o processo de negociação.
No segmento de imóveis, são diferentes as alternativas. O vendedor pode anunciar em classificados de jornais, revistas especializadas na venda de espaços, imobiliárias, corretoras ou sites especializados na comercialização de unidades. Todos apresentam seus diferenciais e alcançam, cada um a sua maneira, o cliente. É inegável, contudo, que, devido ao dia a dia, otimizar a busca é fundamental. E é para atender a essa necessidade que os sites especializados em vendas ganham cada vez mais espaço. O VivaReal, com 13 milhões de acessos por mês, segundo números divulgados pela empresa, é um deles.
O vice-presidente executivo, Lucas Vargas, explica que a empresa oferece anúncios online em seu site web e mobile e também nos aplicativos para corretores, imobiliárias e incorporadoras. Ele, porém, revela a mais recente iniciativa da companhia. “Estamos iniciando um projeto experimental no qual proprietários podem anunciar seus imóveis diretamente. Eles recebem a visita de um fotógrafo contratado pelo VivaReal e tem o apoio para divulgarem da melhor maneira possível seus imóveis”, conta.
De acordo com o executivo, os anunciantes têm espaço para mostrar fotos do imóvel, a localização e detalhar informações da unidade, como valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do condomínio, além de quantos m² tem. É possível, ainda, escrever os diferenciais do imóvel e postar vídeos.
Na opinião do vice-presidente, os diferentes formatos ajudam a expor melhor o imóvel e torna o anúncio mais atrativo para o consumidor. “Com fotos, vídeos e informações diferenciadas sobre o imóvel, o consumidor já consegue perceber se é aquele o perfil que ele procura. Os diversos filtros permitem que o interessado possa restringir sua busca e ser mais assertivo na visualização dos imóveis”, diz.
Para o vendedor da unidade, Vargas destaca que a vantagem está no fato dele conseguir mostrar o imóvel em uma plataforma que está o tempo inteiro se atualizando e buscando integrar as mais novas tecnologias. Além disso, salienta, o VivaReal testa novidades com seus parceiros e junto a eles avalia o que pode otimizar cada vez mais os anúncios. “Existem relatórios que mostram os resultados de visualização e contatos recebidos por anunciante. Assim como uma ferramenta pela qual o anunciante pode se comunicar com seus clientes. Essa tecnologia faz com que o controle dos potenciais compradores por parte do anunciante seja bem mais eficiente, melhorando a satisfação do usuário do portal”, afirma.
Já para o interessado no imóvel, o portal disponibiliza mais de 3 milhões de anúncios com fotos e vídeos. “Quem acompanha o portal pode participar de ações promocionais e por ser um site especializado em imóveis, estamos 100% focados em trazer uma experiência agradável para um processo que é muitas vezes longo e cansativo”, avalia. O executivo reforça, também, que o propósito da companhia é auxiliar o comprador durante todo o ciclo, seja com conteúdos relacionados à transação ou ao bairro, ou mesmo com suporte durante a busca e contratação de um financiamento.
Mas não basta apenas oferecer uma gama de serviços. É preciso orientar de que forma utilizá-la e sanar as dúvidas. “Explicamos a eles como funciona o nosso produto e nossas métricas. Realizamos com nossos clientes em todo o país eventos gratuitos que falam sobre o mercado imobiliário e suas tendências. Fomentamos o debate e a troca de ideias. Temos uma equipe que realiza a contratação de novos anunciantes, mas há outra que recebe e cuida dos mesmos durante toda a vida como anunciante do VivaReal”, informa.
Quanto às dúvidas, o vice-presidente diz que, por existirem diversos tipos de anunciantes, de corretores autônomos iniciantes a grandes redes de imobiliárias com bastante experiência, elas são variadas. “Podem ser simples, como por exemplo qual a quantidade de fotos ideal, ou mais complexas como qual o preço adequado para um certo imóvel”, resume.
Alguns erros também são comuns e sanados de imediato pela empresa. “Muitos corretores evitam divulgar informações completas dos imóveis. Existe uma preocupação com o fato de que o imóvel possa vir a ser anunciado por outro corretor ou mesmo que um comprador procure o proprietário diretamente, sem o suporte do corretor. Sabemos que esse tipo de situação pode acontecer, mas recomendamos que a informação seja disponibilizada da forma mais completa possível, para que os compradores saibam o máximo a respeito do imóvel e se interessem em entrar em contato”, salienta.
Vargas completa dizendo que é possível que o corretor tenha algum imóvel sendo anunciado por outro corretor ou algum proprietário sendo contatado diretamente, mas é possível medir o interesse causado em compradores quando o imóvel tem descrição completa, incluindo a divulgação do endereço. “Nestes casos, o número de contatos gerados aos anunciantes por compradores é absurdamente maior. Ou seja, o que pode parecer um problema, acaba se tornando uma grande vantagem competitiva”, garante.
Segundo o executivo, um portal especializado em imóveis atende uma grande demanda do Brasil. “O país ainda tem um déficit grande de moradia. Muita gente procura e sonha com a casa própria. Um portal especializado que anuncia imóveis e também ajuda com informações adicionais esclarece aos consumidores dúvidas sobre esse mercado tão cercado de detalhes que geram questionamentos”, destaca.
Não existem padrões pré-estabelecidos de imóveis anunciados. “Não temos um valor médio das unidades comercializadas. São preços muito diferentes, com metragens diferentes, em cidades diferentes”, diz. Também não há no portal segmentação por anúncio. “Os interessados podem filtrar no por preço, área, quantidade de quartos, banheiros e vagas na garagem”, exemplifica.
Vargas lembra que o VivaReal não participa das transações e sim disponibiliza uma plataforma para anunciantes, esses responsáveis pelas negociações. Dados dos vendedores dão conta que, hoje, o tempo médio de uma venda após o anúncio no portal é de cinco meses. Com o mercado aquecido, é de três meses.