23 de junho de 2016
Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
O primeiro dia do Conecta Imobi, evento realizado pelo portal VivaReal, reuniu na última terça-feira (21/06) profissionais do mercado imobiliário para tratar de temas cruciais para o segmento que, desde meados de 2015, vem passando por desafios. Os temas principais abordados durante o evento foram marketing, vendas e tendências e Lucas Vargas, executivo-Chefe do VivaReal, começou o dia destacando a diversidade do Conecta Imobi, que contou com público formado por 1500 participantes, entre corretores, diretores de imobiliárias, incorporadores e profissionais de agências de publicidade de 22 estados, além da Argentina e do Chile.
O primeiro palestrante do dia foi Igor Lima, head de Indústria do Google, que abordou como os micro-momentos estão mudando as regras do marketing e do consumo. De acordo com o executivo da empresa, 14,3 milhões de brasileiros entraram em portais imobiliários em 2016. Desse total, 32% acessaram o conteúdo exclusivamente via smartphone.
Na sequência, subiram ao palco Guilherme Sawaya, gerente Geral de e-Business na Cyrela Brazil Realty, Guilherme Diamante, diretor Comercial e de Marketing na Direcional Engenharia e Marcel Dadian, diretor Nacional da Suahouse.com. Os palestrantes apresentaram quais estratégias adotar para o marketing imobiliário em 2016. Para Diamante, é muito importante que o mercado foque no mobile, pois os clientes estão nos smartphones, mas sem esquecer que o contato pessoal continua relevante. “A tecnologia não substitui o relacionamento. Temos que saber como unir os dois”, comentou. Sawaya pontuou a importância da união dos times de vendas e marketing desde o início do processo para otimizar os resultados. Dadian trouxe para o debate as novas tendências do mercado, que são realidade virtual e inteligência artificial para levar uma experiência mais próxima do imóvel real.
O corretor, coach e palestrante imobiliário Guilherme Machado mostrou o universo do Neuromarketing – A nova fronteira do marketing. Segundo Machado, metade do dinheiro que é gasto em publicidade é desperdiçado. O palestrante destacou a importância de compreender cada vez mais o perfil de seu cliente para impactá-lo de forma personalizada. Encerrando a manhã, Ricardo Amorim, economista e comentarista da Globo News falou sobre as oportunidades no mercado imobiliário em meio à crise econômica. De acordo com Amorim, os consumidores estão cada vez mais inseguros, o que aumenta o esforço de venda. “Você tem que vender duas vezes: para a tomada de decisão e para o cliente conseguir pagar”, afirmou.
No início da tarde Douglas Almeida, especialistas em vendas pelo aplicativo WhatsApp e criador do Método Mestre do Whats, explicou a importância da ferramenta como canal de atendimento para complementar os anúncios online. “Devemos otimizar todos os nossos anúncios deixando claro que atendemos também pelo Whatsapp para tirar qualquer dúvida com agilidade”, explicou. Fernanda Faria, especialista em produtos, Feeds & Mobile Publishers reforçou os dados apresentados por Lima e Diamante durante a manhã. “O usuário de um site tem mais chances de acessar via mobile e é preciso que o seu produto mobile seja muito bom”, comentou.
O evento contou, ainda, com a participação de cinco empresas que mostraram como o mercado de imóveis pode utilizar tecnologias para otimizar os negócios no dia a dia. Outra atração oferecida ao o público foi a oportunidade de conhecer como o óculos de realidade virtual e a impressora 3D são aplicadas no segmento, visitando, por exemplo, um apartamento decorado sem sair do lugar.
Ao final do primeiro dia a CEO da Blinks, Paula Ruppis, e Allan Fonseca, diretor de marketing digital e relacionamento da Coelho da Fonseca, debateram sobre inovação. Para Ruppis, inovação é tudo que fazemos de diferente dentro do nosso segmento. “Se olharmos para o lado financeiro do mercado imobiliário, ele é inovador, com diversas formas de pagamento. Já na construção, ainda ficamos no meio termo. Em marketing digital ainda somos um segmento fraco em inovação”, afirmou. Fonseca reforçou a opinião de Ruppis e também destacou que é importante utilizar o marketing de performance para mapear o comportamento do consumidor e, a partir daí, criar ações de maior impacto.