20 de maio de 2015
Por Danilo Vivan
O índice mensal de variação de aluguéis na cidade de São Paulo, divulgado terça-feira 19 de maio pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) permaneceu estável na comparação de abril de com março. Na comparação abril de 2015 versus abril de 2014, o valor dos aluguéis registraram um avanço de 1,5%, perdendo para inflação do período, quando considerado o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M, 3,6%). O tempo para alugar imóveis, segundo a mesma pesquisa, foi de 15 a 40 dias – veja tabela.
Como os dados da pesquisa englobam diversos padrões de imóveis – casas e apartamentos ou imóveis de um, dois ou três dormitórios, por exemplo, o Secovi-SP registrou as variações entre os diversos subsegmentos. O prazo médio para a locação de casas, por exemplo, foi inferior ao dos apartamentos (25 dias ante 35 dias). Quando considerados valores de aluguel por número de dormitórios abril/março), os de dois dormitórios registram alta (aluguel em média 0,4% mais caro); os de três dormitórios ficaram estáveis e os de um dormitório registram queda – 0,5%.
A pesquisa do Secovi mostrou, ainda, que a principal modalidade de garantia ainda é a do fiador (47,5% das locações). Em seguida, vêm depósito (até três meses de aluguel, 33%) e seguro-fiança – 19,5%.
Confira, abaixo, o tempo de locação, de acordo com o tipo de imóvel.