9 de novembro de 2017
Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel
O índice da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (ABRAMAT) apresentou, no mês de outubro, sinais de recuperação mais consistentes, após quatro anos de retrações mensais. A variação entre outubro de 2017 e o mesmo mês de 2016 registrou crescimento de 3,7%, enquanto que na comparação com as vendas do mês de setembro o estudo apontou alta de 4,2%.
Os dados indicam as vendas da indústria ao varejo como principal responsável pela continuidade da recuperação em setembro. Outro fator importante foi o aumento nas vendas de imóveis em algumas capitais brasileiras.
Segundo Walter Cover, presidente da ABRAMAT, os resultados do setor sinalizam para o início de uma recuperação, contudo, a continuidade ainda depende de fatores externos à cadeia da construção civil. “Os dados de venda refletem o contínuo aumento no grau de confiança do consumidor, o que por sua vez também aumenta a confiança do empresariado. A injeção de recursos públicos em obras e crédito imobiliário podem fomentar ainda mais, no curto prazo, esse princípio de recuperação”, analisa o executivo.
A ABRAMAT ainda mantém a previsão de fechar o ano com retração de 5,0% nas vendas em comparação ao ano de 2017.