Vitacon mantém trabalho à distância para colaboradores pelo menos até dezembro

  • Compartilhe!

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

A Vitacon acaba de anunciar que vai manter o trabalho remoto para todos os colaboradores pelo menos até dezembro deste ano. No dia 16 de março, a empresa liberou 220 profissionais para trabalharem de suas casas, no modelo home office. A medida foi uma das ações adotadas pela companhia para preservar a saúde de seu time e diminuir a propagação do novo coronavírus.

Nos últimos quatro meses, o atendimento e as vendas da incorporadora vêm sendo realizados de maneira 100% digital. Com a adesão ao home office, a empresa registrou uma redução de custos de aproximadamente 25%. A economia veio da queda nos gastos com facilities e materiais de escritório. Além disso, outro ponto positivo relatado por 91% dos profissionais foi a diminuição do estresse decorrente do trânsito no deslocamento para o local de trabalho.

Para Alexandre Frankel, CEO da Vitacon, os resultados da mudança têm sido bastante positivos. “Implementamos o home office como medida de prevenção e acredito que estamos diante de uma tendência que deve ganhar força, mesmo com o fim da pandemia. Não houve queda de produtividade. Constatamos em nossas pesquisas internas que 95% dos colaboradores mantiveram as entregas em dia. Já contávamos com uma infraestrutura VPN (Rede Privada Virtual) pronta há algum tempo, o que foi um diferencial neste momento. Já absorvemos totalmente o conceito e acreditamos que, daqui para frente, o escritório será um local de relacionamento”, explica.

Com o objetivo de assegurar infraestrutura e qualidade para os colaboradores no período de home office, a empresa tomou as seguintes medidas:

– Integração de VNWorkers: para integrar o time, foi implementada a utilização do Microsoft Teams e a criação de atividades, incluindo experiências de convívio para manter todos os profissionais próximos, mesmo à distância. Mensalmente, o CEO atualiza o time sobre as diretrizes e ações da empresa durante a pandemia. Além disso, são realizadas atividades laborais todas as segundas-feiras pela manhã, assim como happy hours e dicas de culinária com o ON Chef às sextas-feiras. Outra forma de interação são os shows de talentos e encontros online com os pets da equipe.

– Elaboração de pesquisas: mensalmente, são realizadas pesquisas anônimas com todo o time. O objetivo é entender o clima e a situação emocional dos colaboradores. O relatório ajuda na obtenção de uma leitura realista que permite saber se a gestão está funcionando, se os profissionais estão com alguma dificuldade em suas atividades e se precisam de insumos de escritório. Foi por meio das pesquisas, por exemplo, que a companhia entendeu que havia a necessidade de disponibilizar algumas cadeiras ergonômicas do escritório para que os colaboradores pudessem trabalhar de casa.

– Comitê de crise e fundo de emergência: diariamente, os diretores e gerentes se reúnem via videoconferência para discutir planos de contingência e outras questões relacionadas ao negócio. Além disso, foi elaborado um fundo de emergência para dar suporte aos colaboradores e suas famílias que estiverem necessitando de ajuda financeira. Por esse motivo, também foi organizado um comitê para análises e orientações.

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais